Histórico
Em 29 de janeiro de 1980, circula o último ônibus na linha 453 (Grajaú - Leblon) via túnel Rebouças, extinta por transportar poucos passageiros.
Em 11 de março de 1980, a CTC assume a operação das linhas 238 (Praça 15 - Engenho de Dentro) via Grajaú e 239 (Praça 15 - Engenho de Dentro) via 24 de Maio, até então exploradas pela Viação Glória, que teve sua licença cassada pela Prefeitura.
No dia 23 de fevereiro de 1981, lançamento do ônibus Padron no Rio de Janeiro, com o início da operação experimental dos 5 primeiros ônibus Padron na linha 219 (Usina - Praça 15) da CTC. Os donos das empresas reclamavam de que os ônibus eram muito caros e que levariam as empresas à falência.
Os novos veículos, mais confortáveis, eram dotados de transmissão automática, direção hidráulica e motor com baixo ruído.
Concorrência do Metrô
Após a inauguração das estações Catete, Largo do Machado, Flamengo e Botafogo do Metrô em 1981, a CTC suprime as linhas 106 (Praça 15-Hotel Nacional) e 171 (Rodoviária-São João Batista).
Novas Linhas
Em 29 de setembro de 1981, a CTC inaugura 4 novas linhas de ônibus em Santa Teresa:
215 - Glória - Cruz Vermelha
406 - Rio Comprido - Laranjeiras, depois prolongada até a Rodoviária
407 - Laranjeiras - Dois Irmãos, Largo do Machado
408 - Rio Comprido - Dois Irmãos, extinta em 1982
Se juntando às duas linhas de ônibus da companhia em operação no bairro: 206 (Carioca - Silvestre) e 214 (Praça 15 - Paula Mattos).
Também em 1981, foi inaugurada e linha C-8 (Leopoldina - Praça 15), prolongada até a Rodoviária, sendo extinta em 1984.
Em novembro de 1981, a CTC-RJ contava com 6 garagens e apenas metade da frota em operação, sendo 4 garagens no Rio de Janeiro, uma em Campos e uma em Niterói.
No Rio de Janeiro mantinha as garagens de Triagem, Vila Isabel, Meyer e Penha.
Em 21 de setembro de 1981, início dos testes do ônibus articulado na linha 219 (Usina - Praça 15), selecionada por ter boa demanda e itinerário com poucas curvas.
Em 4 de novembro de 1981 foi inaugurada a primeira linha de integração metrô-ônibus da Zona Norte, a M-41 (Estácio - Usina).
Em 1981 foram desativadas as seguintes linhas:
106 - Rodoviária - Hotel Nacional
171 - Rodoviária - São João Batista
204 - Higienópolis - Tiradentes
210 - Caju - Arsenal
682 - Meyer - Guadalupe
810 - Bangu - Vila Kennedy
890 - Santa Cruz - Fundação Leão XXIII
Em 25 de janeiro de 1982, é inaugurada a linha de integração metrô-ônibus M-71 (Maracanã-Grajaú), via Vila Isabel, com frota de 6 carros, funcionando das 6h às 20h, com intervalos programados de 7 minutos nos horários de maior movimento. Em função do pouco carregamento, transportando apenas cerca de 500 passageiros por dia, a linha é extinta em junho dos mesmo ano, sendo substituída pela linha M-51 (São Francisco Xavier - Grajaú).
No dia 27 de maio de 1982, é inaugurada a linha de integração metrô-ônibus M-61 (Sáenz Peña - Usina).
Em junho de 1982, é inaugurada a linha de integração metrô-ônibus M-51 (São Francisco Xavier-Grajaú), já transportando no primeiro mês cerca de 2 mil passageiros/dia.
No dia 8 de julho de 1983, a Ciferal vence a concorrência para a fabricação de 125 carrocerias Padron II para a CTC. Modelo desenvolvido pelo Ministério dos Transportes. As quatro primeiras unidades entram em operação no dia 5 de dezembro de 1983, na linha 261 (Praça 15 - Madureira), estreando a nova pintura da CTC com as faixas vermelha e azul, referente ao primeiro Governo Brizola (1983-1987).
O Padron II
Chassi Volvo
Carroceria Ciferal Amazonas
Direção hidráulica
Portas de 1,20 m de largura
Primeiro degrau a 35 cm do solo
Capacidade para 95 passageiros, sendo 45 sentados
Bancos estofados
Em 23 de novembro de 1983, inaugura a linha circular Silvestre - Rua das Laranjeiras, ainda sem número, via rua Alice, com 2 carros.
O Globo, 13/06/1984
Em 4 de agosto de 1984, a CTC inaugura da primeira linha da ligação expressa Norte-Sul, planejada pelo arquiteto Jaime Lerner, a linha 460 (São Cristóvão - Leblon) circular, via túnel Rebouças.
A linha era operada em regime semi-expresso, ligando a estação São Cristóvão do Metrô à Praça Antero de Quental, no Leblon, com apenas 7 paradas intermediárias: estação da Leopoldina, Viaduto dos Marinheiros, rua Maria Angélica, Hípica, Clube Piraquê, Campo do Flamengo, Avenida Afrânio de Mello Franco e Praça Antero de Quental.
Funcionava das 5h às 23h, com frota de 20 ônibus Padron II com capacidade para 95 passageiros, sendo 45 sentados, intervalos de 5 minutos e tarifa de 250 cruzeiros, 30 cruzeiros a menos que a tarifa normal. O tempo de viagem variava de 20 até 30 minutos no horário de pico. No segundo mês de operação transportava cerca de 16 mil passageiros/dia. Em abril de 1985, já transportava 23 mil passageiros/dia, quase o triplo do previsto, superando as melhores expectativas.
Em setembro de 1984, o ponto final da linha 996 (Charitas-Gávea) é transferido de São Conrado para o final da rua Marquês de São Vicente, na Gávea.
Linhas da CTC em setembro de 1984
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Linhas inauguradas em 1984
04/08/1984 460 - São Cristóvão - Leblon
06/09/1984 461 - São Cristóvão - Ipanema
22/11/1984 462 - São Cristóvão - Copacabana
30/07/1984 M-63 - Sáenz Peña - Boca do Mato
16/07/1984 M-92 - Maria da Graça - Bancários
16/07/1984 M-93 - Maria da Graça - Cocotá
10/09/1984 C-5 - Rodoviária - Aeroporto Santos Dumont
22/11/1984 705 - Alvorada - Barra da Tijuca
Tribuna da Imprensa, 11/02/1985
Amplia
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Em 15 de março de 1985, foi inaugurado o serviço complementar via Fonseca da linha 999 (Charitas - Lapa), em caráter experimental. Em pouco tempo é inaugurado o serviço complementar da linha 996 (Charitas - Gávea) via Ingá.
Em agosto de 1985, toda a frota da linha 626 (Penha - Sáenz Peña) foi renovada com 15 ônibus reencarroçados tipo Padron.
Avenida Amaral Peixoto, Niterói, em 16/12/1985
Foto Jorge William
Em julho de 1986, são reativadas as linhas 213 (Castelo -Paula Matos) via Catumbi e 214 (Castelo - Paula Matos) via Lapa, para Santa Teresa.
Em julho de 1986, a CTC inicia a operação da linha noturna Praça 15 - Praça Arariboia, substituindo o serviço de barcas da linha Rio-Niterói, que deixa de operar 24 horas por dia.
Em 13 de novembro de 1986, começam a circular em Santa Teresa, em caráter experimental, os seis primeiros micro-ônibus da CTC, reforçando as linhas 213 e 214.
Em novembro de 1986 a Ciferal entrega 10 novos micro-ônibus modelo Mikron, de uma encomenda de 50 unidades
Em dezembro de 1986, a CTC contava com frota de 36 jardineiras, sendo 6 na linha São Conrado-Barra da Tijuca, 10 na Pão de Açúcar-São Conrado e 10 na Ilha do Governador.
Entre 1986 e 1987, a demanda da Linha 999 (Castelo - Charitas) da CTC é reduzida pela metade, passando de 574.143 passageiros em outubro de 1986, para 356.652 em junho de 1987, em função da redução da frota de 23 para apenas 12 veículos.
Em 1987 foi extinta a linha 666 (Licínio Cardoso - Madureira).
No dia 29 de julho de 1987, assume emergencialmente a operação da linha 336 (Vista Alegre - Praça 15), abandonada pela Colúmbia Auto Ônibus, que também tinha desistido de operar a linha 555 (Cidade de Deus-Gávea), alegando dificuldades financeiras.
Em setembro de 1987, é criada a linha 426 (Usina - Copacabana), operada pela empresa Alpha, para suprir a falta de ônibus da CTC na linha 416 (Usina - Copacabana) que operava com apenas 4 carros.
Em fevereiro de 1988, a concessão da linha 104 (Horto - Rodoviária), operada com apenas 2 carros, é transferida para a Viação Verdun. Em função da baixa demanda, a linha foi operada por alguns meses, sendo extinta em 23 de maio de 1988.
Em 21 de setembro de 1989, em função de pedidos dos moradores, a CTC reativa a linha 454 (Grajaú - Leblon) inicialmente com 8 carros, com ponto final na Praça Malvino Reis. A linha teve duração efêmera, sendo extinta em 1990.
Ônibus a gás
Em dezembro de 1984, a CTC inicia a operação de 16 ônibus a gás em caráter experimental obtendo bons resultados. O Rio de Janeiro foi a segunda cidade do Brasil, somente atrás de São Paulo, a contar com ônibus a gás. Estudava-se a redução da tarifa, caso toda a frota de ônibus a diesel fosse substituída. Posteriormente, em função da falta de manutenção especializada a frota foi desativada. Em 3 de dezembro de 1987 o projeto de ônibus a gás foi relançado, com a apresentação dos três primeiros carros, que entraram em operação na linha 416 (Usina - Forte).
Em 23 de setembro de 1989, entram em operação 6 ônibus a gás natural na linha C-10 (Bairro de Fátima - Estrada de Ferro).
Articulados
Em dezembro de 1989, são adquiridos 4 ônibus articulados Saab-Scania encarroçados pela Ciferal, com 18,15 metros de comprimento. Duas unidades entram em operação no mesmo mês.
Banhistas de São Gonçalo
Em primeiro de janeiro de 1988, a CTC inaugurou a linha intermunicipal Alcântara - Itaipu, que só funcionava aos sábados, domingos e feriados, com intervalos de duas horas.
REFERÊNCIAS:
CTC tira de circulação os ônibus da linha 453. O Globo. Rio de Janeiro. 30 janeiro 1980. p.14.
Linha de ônibus cassada, motoristas fazem protesto. O Globo. Rio de Janeiro. 11 março 1980. p.12.
Passageiros e motoristas aprovam o ônibus Padron. O Globo. Rio de Janeiro. 10 março 1981. p.7.
CTC. O Globo. Rio de Janeiro. 21 junho 1981. p.2.
CTC explica novas linhas ônibus em Santa Teresa. O Globo. Rio de Janeiro. 01 outubro 1981. p.14.
Linha Usina-Leme, pelo Rebouças, volta dia 5. O Globo. Rio de Janeiro. 02 outubro 1981. p.7.
CTC em crise, metade da frota não circula. O Globo. Rio de Janeiro. 22 novembro 1981. p.24.
Metrônibus tem duas novas linhas. O Globo. Rio de Janeiro. 27 maio 1982. p.12.
Grajaú terá sexta-feira nova linha de metrônibus. O Globo. Rio de Janeiro. 09 junho 1982. p.14.
Ciferal ganha concorrência para fabricar 115 ônibus. O Globo. Rio de Janeiro. 09 julho 1983. p.11.
Nova linha da CTC sai do Silvestre. O Globo. Rio de Janeiro. 23 novembro 1983. p.12.
CTC inaugura ônibus Padron II. O Globo. Rio de Janeiro. 06 dezembro 1983. p.11.
CTC com a palavra. O Globo. Rio de Janeiro. 27 setembro 1984. Jornal de Bairro. p.2.
BEZERRA, Múcio. CTC disposta a investir em mais duas linhas complementares. O Globo. Rio de Janeiro. 26 maio 1985. Jornal de Bairro. p.6.
CTC reativa linhas para atender Santa Teresa. O Globo. Rio de Janeiro. 29 julho 1986. Jornal de Bairro. p.5.
Microônibus circulam nas ladeiras de Santa Teresa. O Globo. Rio de Janeiro. 25 novembro 1986. Jornal de Bairro. p.6.
CTC põe ônibus em linha que empresa deixou. O Globo. Rio de Janeiro. 29 julho 1987. p.8.
Moradores do Horto pedem a volta do 104. O Globo. Rio de Janeiro. 30 maio 1988. Jornal de Bairro. p.4.
CTC já dispõe de ônibus movido a gás natural. O Globo. Rio de Janeiro. 10 outubro 1989. Jornal de Bairro. p.9.
CTC compra ônibus articulados Scania. O Globo. Rio de Janeiro. 22 dezembro 1989. p.26.
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