E-1 (Erasmo Braga-Rui Barbosa)
Em 30 de agosto de 1966, às 16 horas, com a presença das autoridades, inclusive do governador Carlos Lacerda, foi inaugurada a primeira linha de trólebus da cidade do Rio de Janeiro, a E-1 (Erasmo Braga - Rui Barbosa) circular, ainda em caráter experimental, antes da criação da CTC.
Inauguração em 31 de agosto de 1962
Foto O Globo
Na ocasião rodaram os carros de número 25 e 27. Depois com o tráfego regular começaram a circular os carros 189, 48 e 39. Em 7 de setembro entrou em operação o carro 181 e no dia seguinte o número 16.
A linha tinha o seguinte itinerário: Terminal Erasmo Braga (atual Menezes Cortes), Avenida Presidente Antônio Carlos (pista central), Presidente Wilson (pista esquerda), Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Rui Barbosa, Praia do Flamengo, Beira Mar, Presidente Antônio Carlos, Nilo Peçanha e Terminal Erasmo Braga.
Praia do Flamengo por volta de 1962
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Cada trólebus tinha capacidade para 43 passageiros sentados e 52 em pé. Vale notar que Carlos Lacerda antes de ser governador era contra a implantação do trólebus no Rio de Janeiro, alegando desperdício do dinheiro público. No entanto, no mandato de governador, a partir de 1960, foi o primeiro a defender sua implantação.
Em 2 de setembro de 1962, foi assinado o Decreto Estadual criando a Comissão Organizadora da Companhia dos Transportes Coletivos do Estado da Guanabara – CTC.
Os veículos eram guiados por motoristas de trólebus de São Paulo e Niterói, enquanto eram treinados os primeiros motoristas do Estado da Guanabara. Em 4 de setembro de 1962 a linha E-1 já circulava com 5 carros.
A linha foi extinta em 1966, provavelmente para suprir a falta de material rodante do sistema de ônibus elétricos da Zona Norte que acabara de ser inaugurado.
Em 1968, a linha E-1 foi restabelecida com novo itinerário, seguindo pela Praia do Flamengo e voltando pela Senador Vergueiro onde lotava de passageiros, sendo extinta no mesmo ano.
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